Justiça marca data para audiência que pede a cassação de vereadores de São José de Caiana


Em 16/07/2025

 



A Justiça Eleitoral da Comarca de Itaporanga, marcou para o dia 30 de julho, a data da realização da audiência que poderá culminar na cassação dos vereadores de São José de Caiana, eleitos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Os vereadores da legenda são acusados de serem eleitos se utilizando de fraude na cota de gênero, manobra que está sendo investigada pelo Ministério Público Eleitoral, e caso o judiciário entenda que a eleição foi realizada de forma irregular, os vereadores Ronildo Moura e Bola de Peba, como são conhecidos popularmente na cidade, perderão os seus mandatos.

As punições que por ventura, sejam aplicadas em relação ao processo, alcançam ainda os suplentes da legenda, deixando inelegíveis por oito anos, as candidatas que se permitiram a manobra irregular nas eleições de 2024.

Uma outra ação que está sendo investigada pelo MPE, poderá alcançar ainda outros quatro vereadores do Partido Liberal (PL), que de igual forma, são investigados de terem utilizado a mesma manobra, fraude em cota de gênero. Recentemente a Justiça Eleitoral da Comarca de Itaporanga, que vai julgar os vereadores de São José de Caiana, cassou o mandato o vereador de Itaporanga, Ricardo de Zié, que foi acusado da mesma prática irregular.