Prefeito de Conceição anuncia pagamento de incentivo a saúde e antecipação de metade do 13° do funcionalismo municipal
Em 18/06/2025
O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda, se reuniu na tarde desta terça-feira (17), no auditório do Centro Administrativo Municipal, com profissionais da saúde, para anunciar alguns benefícios financeiros para os servidores da atenção básica.
Em sua fala, Samuel Lacerda, mencionou a dificuldade em encontrar uma saída jurídica, sem prejuízos a categoria e a gestão municipal, para que o pagamento do cofinanciamento da atenção básica, fosse efetivado.
A assessoria jurídica da prefeitura, atendendo uma determinação do prefeito Samuel Lacerda, se debruçou sobre o problema no intuito de encontrar uma solução dentro do processo legal e o pagamento fosse realizado, ainda antes do São João. A iniciativa vai injetar mais de 1 milhão de reais na conta dos profissionais.
O cofinanciamento da atenção básica é uma estratégia de financiamento compartilhado entre diferentes esferas de governo (federal, estadual e municipal) para garantir recursos financeiros para a Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse modelo busca fortalecer a APS, considerada a porta de entrada preferencial do SUS, e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
O município de Conceição atendeu a todas as metas exigidas pelo SUS, garantindo a saúde municipal, os recursos de forma tripartite, assegurando aos profissionais da categoria, o repasse financeiro anunciado pelo prefeito.
Samuel Lacerda disse que o benefício expõe o nível de responsabilidade que o município tem buscado diariamente, para ofertar uma saúde de qualidade e quantidade a população de Conceição.
Ao final da reunião, o prefeito anunciou o pagamento de forma antecipada, de metade do 13° salário dos servidores municipais, para o mês de julho.