Princesa Isabel tem situação de emergência por conta da seca reconhecido pelo Governo Federal, mas gastou mais de 4 milhões com festas em 2025


Em 26/11/2025

 



Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceram situação de emergência por estiagem em 13 municípios da Paraíba, dentre eles, a cidade de Princesa Isabel. A Portaria assinada por Wolnei Wolff Barreiros, secretário da Defesa Civil, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).

Princesa Isabel é a principal cidade da região da Serra do Teixeira, e em seu histórico ao longo de 150 anos de emancipação política, tem atravessado por momentos difíceis por falta de políticas públicas para diminuir os efeitos da seca.

Alegando falta de recursos suficientes para executar obras para garantir segurança hídrica, levando água para homens e animais, consequentemente diminuindo o sofrimento dos que vivem principalmente na zona rural, o mesmo prefeito investiu números consideráveis em festas patrocinadas pelos cofres do mesmo município que alega falta de dinheiro para o abastecimento d’água.

Vários artistas de renome nacional, se revezaram no palco da área de eventos da cidade em 2025, levando algo em torno de 4 milhões de reais, dinheiro este, que agora faz falta para executar ações como; operação carro pipa, e obras contra a estiagem, e promove a agonia de quem sofre com o flagelo da seca.

Outra preocupação é quanto ao Decreto Federal que reconhece o estado de emergência, que dentre outras coisas, abre espaço para possíveis aquisições, contratos, compras e pagamentos, sem o devido processo de licitação, deixando margem para negociações ilícitas, causando ainda mais prejuízos ao contribuinte.